quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Participação do Programa Educação para o Trabalho Novas Conexões


DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS – São Carlos 2008

Há mais de vinte anos, a ONG The Ocean Conservancy iniciou a campanha International Coastal Cleanup Dia Mundial de Limpeza de Praias, com o objetivo de recolher e analisar o lixo presente em algumas praias americanas. Ao longo dos anos esta campanha cresceu e vários países de diferentes continentes começaram a participar, imbuídos do mesmo espírito: alertar a população, as autoridades políticas e científicas, as grandes indústrias e a mídia sobre o problema do descarte inadequado do lixo em todos os ambientes onde vivemos.
Nas campanhas dos últimos anos mais de 450.000 voluntários de cerca de 80 países limparam 35.000 km de praias, recolhendo aproximadamente 3.600 toneladas de lixo. Este lixo, muitas vezes lançado há quilômetros de distância da costa, pode acabar indo parar em uma praia, rio ou lago, pela ação das águas pluviais ou do vento. Os mares, rios e lagos estão se tornando nossa grande lixeira, o que prejudica os organismos que aí vivem e também os seres humanos, que dependem de inúmeros recursos extraídos destes ambientes para sobreviver.
O Brasil também participa desta campanha e executamos esta ação também nos córregos e rios, o que fez com que o nome da campanha fosse modificado para Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Nos últimos anos tivemos a participação de 19 estados brasileiros, envolvendo mais de 10.000 voluntários e recolhendo cerca 33,4 toneladas de lixo. No estado de São Paulo a ASSU - Associação sócio-ambientalista Somos Ubatuba, entidade ambientalista atuante no litoral norte, está coordenando a ação e, em São Carlos, a ONG Ramudá e o Colégio Caaso/USP fomentam a ação que ocorreu no dia 20 de setembro/08. Este evento envolveu em São Carlos a participação de cerca de 100 voluntários e tem o apoio da ONG Teia – Casa de Criação, Programa de Educação para o Trabalho – PET/SENAC, Vega, Faber, SAAE, Unimed e outras instituições que forneceram camisetas, sacos de lixo, luvas, água mineral, folhetos, lápis e fichas para a coleta dos dados na Praça do Mercado Municipal de São Carlos.
Os municípios e as instituições que participam deste dia ficam conhecidos mundialmente através do site internacional da ONG americana The Ocean Conservancy.
Os municípios paulistas participantes serão: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe, Iguape Cananéia, Ilha do Cardoso, Dourado e, agora, São Carlos.
Esta ação é muito mais que um mutirão de limpeza, é principalmente um trabalho de coleta de dados para sensibilização e educação ambiental.
Para maiores informações entre em contato com
ong@ramuda.org
Registros do dia/Saída Cultural do PET Novas Conexões:


Nenhum comentário: