sexta-feira, 13 de junho de 2008

2ª Saída Cultural - Estação Cultura

Mais uma vez a Estação Cultura (Estação Ferroviária - Fundação Pró-Memória) abre as suas portas para a galerinha do Programa Educação para o Trabalho.
Dessa vez, as turmas Senac e Santander 2008 puderam conhecer no Museu Estação Cultura, nossa história - a história da nossa cidade, do nosso povo! A Soraia, guia do Museu, nos mostrou as antiguidades em três setores - trabalho, transporte e comunicação, além da Exposição permanente das telas de Benedicto Calixto.
A Fundação Pró-Memória está instalada no edifício da antiga estação ferroviária de São Carlos, inaugurada em 1884, quando se concluiu o trecho Rio Claro–São Carlos, construído por iniciativa da Companhia de Estrada de Ferro, constituída em 1880 por Antônio Carlos de Arruda Botelho, o Conde do Pinhal, juntamente com outros fazendeiros da região, através da concessão do governo imperial.
A Estação foi reformada e bastante modificada no início do século XX, sendo reinaugurada em 1908, quando recebeu a configuração atual. É um dos mais importantes patrimônios preservados do município e está em processo de tombamento pelo CONDEPHAAT.
No início de 2001, foi redefinida a ocupação e distribuição do espaço físico da antiga Estação Ferroviária, a partir do projeto ESTAÇÃO CULTURA, com o restauro do prédio da antiga estação e a requalificação de todo o complexo próximo a ela.
Depois da apresentação e visitação, fizemos uma brincadeira com bexigas (perguntas e respostas). Foram premiados com livros da Fundação - sobre a histórias e curiosidades da cidade de São Carlos. Obrigada Soraia pela acolhida de sempre e à Equipe da Fundação Pro-Memória!
"Sinto-me nascido a cada momento / Para a eterna novidade do Mundo".

Nenhum comentário: