sexta-feira, 31 de julho de 2009

Alunos do PET conhecem a Biblioteca Comunitária da UFSCar

"Nossa linda juventude
Página de um livro bom
Canta que te quero
Cais e calor
Claro como o sol raiou
Claro como o sol raiou"
(Flávio Venturini)









domingo, 19 de julho de 2009

Alunos das T.1 e 2 realizam Teatro / Comunicação


Durante o Instrumental de Comunicação, os alunos do Programa Educação para o Trabalho - Novas Conexões - Turmas 1 e 2 realizaram dramatizações, enfocando a temática da importância da comunicação e da postura profissional no mundo do trabalho.
"Não é a força, mas a perseverança que realiza grandes coisas".
Samuel Jhonson

Alunos da T.5 assistem peça de Teatro

No dia 15 de julho, visitamos o Teatro Municipal de São Carlos e assistimos à peça teatral "Verás que um filho teu não foge à luta", produzido pela ONG Ramudá - adaptação do livro de Euclides da Cunha "Os Sertões"."O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços do litoral. A sua aparência, entretanto, (...) revela o contrário. (...) É desengonçado, torto. (...) Reflete a preguiça invencível, (...). Basta o aparecimento de qualquer incidente (...) transfigura-se. (...) reponta (...) um titã acobreado e potente (...) de força e agilidade extraordinárias." Veste-se de couro, protegendo-se dos espinhos da caatinga. É vaqueiro. Sua cultura respeita antiquíssimas tradições. Torna-se um retirante, impulso pela seca cíclica, mas retorna sempre ao sertão".

Visita ao CDCC

No dia 15 de julho de 2009, visitamos o CDCC (Centro de Divulgação Científica e Cultural de São Carlos), onde conhecemos e desenvolvemos atividades em campo sobre a Vida em seus diferentes aspectos. Muito interessante a visita, pois pudemos ter contato com animais, experiências e conhecimentos práticos que nos explicam muitas coisas - nossa origem, o mundo em que vivemos, etc.
Criado em 1981, o centro tem como objetivo despertar o interesse de alunos e professores pela ciência e cultura, integrando a Universidade, com seus serviços de extensão, aos ensinos básico e médio de São Carlos e região.
A idéia de se criar o CDCC nasceu de uma reunião entre pesquisadores universitários e cerca de 250 professores da rede pública da cidade de São Carlos. Durante o encontro foram discutidas idéias abordando várias áreas do conhecimento, desde educação artística até o ensino de matemática. As ciências exatas, no entanto, destacaram-se dentre as propostas apresentadas. Criou-se, então, um grupo de trabalho que envolveu físicos, químicos e biólogos que trabalharam na elaboração de material para os cursos de ciências do ensino fundamental.
"Quanto mais conhecemos, mais amamos." (Leonardo da Vinci)

Alunos visitam o Projeto "Um pé de Livro"

Nós, os alunos do Programa Educação para o Trabalho - Novas Conexões - TURMA 5, visitamos no dia 14 de julho de 2009, o Quiosque da CRIASC (Centro de Referência e Informações Ambientais de São Carlos) e conhecemos o Projeto Um Pé de Livros, instalado na Praça da Catedral - tivemos uma Palestra com Paulo Mancini sobre sua vida e a história de São Carlos.
"Chegou a hora de colher letras... miúdas, de amor, aventura... letras coloridas, douradas ou de cor nenhuma... chegou a hora de colher cultura, escolher a fruta e puxá-la com toda força, como fruta a devorar... vamos colher o mundo!"

terça-feira, 14 de julho de 2009

ALUNOS DO PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO PARTICIPARÃO DO DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO NO ANTENOR GARCIA

Nós, alunos do Programa Educação para o Trabalho - Novas Conexões - Alaine, Gisele, Patricia, Jaqueline, Monara, Mariane, Thiago e Willian - iniciaremos a primeira etapa do Projeto Antenor Garcia.
Faremos uma Pesquisa de Campo do Diagnóstico Participativo do Bairro, visando melhorias para o mesmo.
A primeira visita aconteceu no dia 13 de julho de 2009, onde além dos alunos, participaram também moradores do Bairro - representando a Governança Local. Em reunião com a Governança, o grupo decidiu que serão realizadas 400 entrevistas (cerca de 40% das residências do bairro). A partir de 30 de julho, será iniciado o processo de levantamento de dados.