segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Fórum Social - PET Nina e Carol

No dia 23 de agosto, deu-se início o Fórum Social, organizado pelos maravilhosos alunos das turmas iniciadas em abril/2010 - juntamente com as docentes não menos maravilhosas Ana Carolina de Sá Dias de Aguiar e Carolina de Almeida.
O Fórum foi idealizado segundo o interesse dos próprios alunos por temas sociais diversos, como preservação do Meio Ambiente, Cultura e Identidade Negra no Brasil, Alimentação Saudável, a importância dos exercícios físicos para a qualidade de vida, etc. Muito bom quando os próprios jovens definem a linha das atividades a serem desenvolvidas durante uma semana no PET-Novas Conexões.
Para conhecermos mais a cultura negra no Brasil e o quanto suas raízes são importantes em nossa vida, foi convidado o estudante de Ciências Sociais da UFSCar e pesquisador da Cultura Afro-Brasileira do Centro de Cultura Afro-Brasileira "Odette dos Santos", José Ricardo Marques dos Santos. Foi tão interessante conhecer as músicas do início da década de 1920 que expressavam a luta pelo reconhecimento da identidade negra no país. Falou-se do Apartheid, Nelson Mandela e dos conflitos gerados pela intolerância racial no decorrer da História.Sobre a preservação do Meio Ambiente, os alunos e as docentes Nina e Carol convidaram o palestrante Rodrigo Giglioti para falar sobre o tema "Introdução a biologia e preservação do meio ambiente".
A palestrante Anna Cristina Sentanin, nutricionista e funcionária do Senac São Carlos participou do Fórum para falar sobre como a alimentação saudável é fundamental para nossa qualidade de vida, incluindo conteúdos como pirâmide alimentar, dicas sobre como se alimentar melhor, etc.O palestrante Marcos Luiz Tadeu de Oliveira Amaro realizou uma palestra aos alunos do PET tratando da importância da prática dos exercícios físicos para nossa saúde.
Para encerrar o Fórum, os alunos organizaram a visita dos Bombeiros de São Carlos à Unidade, para apresentarem às turmas o dia a dia de seu trabalho, noções básicas de primeiros socorros, prevenção de acidentes por meio de vídeos riquíssimos e fotos reais de salvamento e acidentes.
O Sargento Otton mostrou na prática como realizam as massagens cardíacas e salvamentos em casos de fraturas expostas e queimaduras. Os alunos tiveram uma aula diferente que promoveu uma reflexão coletiva acerca da importância de se preservar nossa própria vida, o bem mais precioso que possuímos.
O Fórum Social encerrou-se em 30 de agosto de 2010, e concluimos que todas as palestras, atividades, debates acrescentaram de forma significativa na formação desses jovens, pois abordar temáticas sociais é muito fácil, mas quando nos deparamos com profissionais que atuam em prol das pessoas e da sua qualidade de vida, da cultura de um povo, do meio ambiente e da preservação da vida - nos tornamos pessoas mais sensíveis aos problemas do mundo, com mais vontade de mudar o que está errado, com mais força para lutar por um mundo melhor e mais justo, pois uma gota no mar pode ser pouco, mas se tirarmos essa gota, o mar se tornará menor.

Parabéns aos alunos maravilhosos pelo sucesso do Fórum e às docentes Nina e Carol, sua glória está no que fizeram aos nossos jovens e sua vitória no que os fizeram se tornar: pessoas melhores, pessoas maravilhosas, como vocês.


"Todos os homens do mundo na medida em que se unem entre si em sociedade, trabalham, lutam e melhoram a si mesmos."
(Antonio Gramsci)

Nenhum comentário: