No dia 25 de setembro de 2010, sábado, as docentes Ana Livia Rodrigues de Castro e Ligia Nave Falarara acompanharam os alunos das turmas PET Allyne e PET Juliane na Saída Cultural, que aconteceu na Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos.
Uma manhã muito gostosa e agradável, na qual pudemos todos aprender a técnica Abayomi. Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso, e tem origem na África do Sul.
Uma manhã muito gostosa e agradável, na qual pudemos todos aprender a técnica Abayomi. Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso, e tem origem na África do Sul.
No Brasil, designa bonecas artesanais, muito simples, a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas, de tamanho variando de 2 cm a 1,50 m, sempre negras, representando personagens, de circo, da mitologia, orixás, figuras do cotidiano, contos de fada e manifestações folclóricas e culturais.
A história das Bonecas Abayomi, começou com Lena Martins, artesã de São Luis do Maranhão, educadora popular e militante do Movimento das Mulheres Negras, que procurava na arte popular um instrumento de conscientização e socialização.
Logo, outras mulheres, de várias gerações, vindas de vários movimentos sociais e culturais, aprenderam com ela, juntaram-se e fundaram no Rio de Janeiro a Cooperativa Abayomi, em dezembro de 1988, dando continuidade ao trabalho desde então.
Pudemos confeccionar nossas bonecas e aprender essa técnica cheia de simbolismo e importância cultural.O objetivo da oficina, além de aprendermos a técnica - será aplicar a mesma às turmas do PET Andrea, durante o Fórum Social da turma da Ju, juntamente com a palestra sobre Cultura e Identidade Negra.
"Só quem cria o que é mais delicado pode criar o que é mais forte."
(Hugo von Hofmannsthal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário