sábado, 19 de junho de 2010

PROJETO RECICLATESC É REFERÊNCIA EM TRATAMENTO DO LIXO ELETRÔNICO

Matéria escrita por Eduardo Henrique Ferin da Cunha - mediador da Rede Social de São Carlos e Itirapina, no site:http://www.sp.senac.br/jsp/hotsite_frame.jsp?url=http://www.sp.senac.br/redesocial
Veja na íntegra!
O Recicl@tesc é um projeto de reciclagem tecnológica que tem como objetivo receber e reciclar equipamentos de informática que possibilitará a inclusão digital e social através da reutilização destes equipamentos que estariam destinados à sucata. Outra preocupação é o aspecto ambiental, pois os equipamentos que não forem reciclados serão desmanufaturados e seus componentes terão a devida destinação. Esse projeto traz uma inovação principalmente para a cidade de São Carlos, conhecida nacionalmente como Capital da Tecnologia, pois o descarte do lixo eletrônico (sobretudo equipamentos de informática) é um caso ainda com poucas soluções.
Com o desenvolvimento do projeto, ele se tornou referência local no tratamento de lixo eletrônico, sobretudo de equipamentos de informática. O Recicl@tesc, através de sua metodologia que integra parceiros para a execução das atividades contribui com esse problema e promove o Desenvolvimento Local da cidade de São Carlos.
Um ponto importante do projeto é o apoio administrativo que está em desenvolvimento para o projeto. Os alunos do curso Logística do Senac São Carlos, desenvolverão um lay-out para melhor utilização do espaço do Centro de Reciclagem Tecnológica; os alunos do Programa Educação para o Trabalho desenvolverão um trabalho de Grafitagem nos equipamentos e alunos do curso Técnico em Administração estudarão o projeto como Trabalho de Conclusão de Curso. Com esse apoio, o projeto tende a se desenvolver de forma organizada e estruturada.
O projeto já conta com site próprio (www.reciclatesc.org.br) fruto de uma parceria com a Linkway. O site ainda está em estruturação.
A equipe de gestão de projeto estuda agora a busca da sustentabilidade financeira do projeto e dentre as propostas levantadas, serão estudadas a venda de equipamentos e prestação de serviços em manutenção.

Nenhum comentário: